top of page
Página Inicial
IMG_7723_edited.jpg

Caminhos do Brincar

SOBRE:
o projeto

O projeto Caminhos do Brincar foi concebido para engajar e desenvolver o protagonismo das crianças na busca de melhorias para os territórios em que vivem. A partir do brincar e da cultura tradicional da infância, espera-se sensibilizar e mobilizar tanto crianças quanto adultos da comunidade para desenvolver e fortalecer a noção de pertencimento ao bairro em que vivem, assim como impulsionar a organização comunitária. 

 

Este projeto foi realizado  no Satélite Íris (Campinas | SP) e replicado a metodologia no Buraco do Sapo (Capinas | SP).

Mapeamento Afetivo

As atividades de mapeamento tiveram início junto à execução do projeto, onde a equipe, a partir de diálogos com a comunidade, processos de observação e escuta, realizou o processo de levantamento de informações que alimentam as cinco áreas de interesse do projeto: 
 

01

02

03

04

05

06

Pessoas

Referências

e Lideranças 

Marcos

Físicos

Questões

Ambientais

Traços da

Cultura

da Infância

Aspectos e

Manifestações

Culturais

Espaços de Brincar

e de Ocupação 

das Crianças

casinha.png
coraçao.png
estrela.png
circulo preto.png
rua jansen.png
quadrado verm.png
parquinho.png
campinho futebol.png
Satélite Íris A3 com Legenda_pages-to-jpg-0001.png

Clique no ícone  para ter acesso ao mapa detalhado:
 

Satélite Íris

Buraco do Sapo

Buraco do Sapo.png

Clique no ícone  para ter acesso ao mapa detalhado:
 

Registros do mapeamento

Registros dos encontros para construção do mapeamento afetivo no Satélite Íris e Buraco do Sapo - Campinas | SP
 

Inventário da Cultura da Infância Local

Pesquisa e levantamento de brincadeiras e brinquedos presentes no repertório das crianças e na memória dos adultos, das comunidades Satélite Íris (Campinas | SP) e Buraco do Sapo (Campinas | SP).


 

Lista de Brincadeiras

"Muito presente nesse encontro foram as cozinhas de lama. Nos dois dias as crianças se engajaram no fazer culinário agregando todos que chegavam. O barranco da praça também é um ponto marcante e importante para as crianças que fazem a escalada constante. "

 - Equipe de Campo - 

"Há essa memória nos adultos de nadar no ribeirão local. Creio que isso seja muito potente enquanto marca nas histórias da infância. O brincar com água, tão básico na infância se faz presente no Buraco do Sapo: na torneira da praça, enchendo uma caixa d'água com mangueira (no terreno atrás do bairro), na memória dos adultos que brincavam no rio!"

 - Equipe de Campo - 

Registros fotográficos

Ao longo dos quatro meses de execução do projeto, a equipe de produção realizou também registros fotográficos.

"Pipa - a época da pipa é uma verdadeira febre entre as crianças. Dona Chica contou como os netos gastam dinheiro todos os dias ($2 a pipa, $3,50 a linha), comprando pipas e depois perdendo-as no jogo de cortar a pipa uns dos outros."

 - Equipe de Campo - 

Curtas-metragem

Ao longo dos quatro meses de execução do projeto, a Associação Mucury Cultural produziu curtas-metragens, documentários com registros do brincar e depoimentos de pessoas referências das comunidades do Satélite Íris e Buraco do Sampo (Campinas | SP)

Este vídeo foi produzido no âmbito do projeto Caminhos do Brincar, abordando os aspectos da cultura da infância em comunidades periféricas de Campinas-SP. O projeto Caminhos do Brincar foi concebido para engajar e desenvolver o protagonismo das crianças na busca de melhorias para os territórios em que vivem. A partir do brincar e da cultura tradicional da infância, espera-se sensibilizar e mobilizar tanto crianças quanto adultos da comunidade para desenvolver e fortalecer a noção de pertencimento ao bairro em que vivem, assim como impulsionar a organização comunitária. O Projeto foi executado em parceria com a Mútua Criativa e a Fundação FEAC nas comunidades Satélite Íris e Buraco do Sapo em Campinas-SP.

Estes vídeos foram produzidos no âmbito do projeto Caminhos do Brincar, abordando os aspectos da cultura da infância em comunidades periféricas de Campinas-SP. O projeto Caminhos do Brincar foi concebido para engajar e desenvolver o protagonismo das crianças na busca de melhorias para os territórios em que vivem. A partir do brincar e da cultura tradicional da infância, espera-se sensibilizar e mobilizar tanto crianças quanto adultos da comunidade para desenvolver e fortalecer a noção de pertencimento ao bairro em que vivem, assim como impulsionar a organização comunitária. O Projeto foi executado em parceria com a Mútua Criativa e a Fundação FEAC nas comunidades Satélite Íris e Buraco do Sapo em Campinas-SP.

Sobre
Mapeamento
Inventário
Curtas

Equipe:

Associação Mucury Cultural: Bruno Bento e Mariana Botelho; Mútua Criativa: Daniela Carva e Luciana Terra; Equipe de Campo: Guga Cacilhas, Ivens Cacilhas, Joana Piza, Luisa Simoni e Nina Neder.

Produção:

Assinatura_Associação-Mucury-Cultural.png
logo-colorido-fundo-transparente-PRETO.png

Realização:

LOGO HORIZONTAL NEGATIVO_RGB.png

© 2022 Todos os Direitos Reservados. Criado por Mútua Criativa.

Realização
Cabeçalho-Logo-Mucury.png
bottom of page