A partir de:
SOBRE NÓS
A Associação Mucury Cultural atua desde 2011 junto aos povos originários e tradicionais do Vale do Mucuri-MG e dentre seus objetivos estatutários, destacam-se:
Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, material e imaterial, preferencialmente do Vale do Mucuri, de suas comunidades tradicionais e populações originárias e respectivos territórios;
Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável e responsável, e acesso, especialmente dos territórios das comunidades tradicionais, das comunidades periféricas e populações originárias;
Promoção dos direitos, das memórias e do protagonismo e das narrativas das crianças e suas respectivas infâncias, das mulheres, das populações originárias, da população LGBTQ+, dos povos negros, dos povos quilombolas, dos povos de terreiro e das periferias a partir de ações afirmativas e reparativas
Promoção das políticas afirmativas e reparativas atuando na luta contra o racismo, o machismo, a homofobia e quaisquer manifestações de preconceito, opressão e violência de quaisquer naturezas, principalmente raciais, de gênero, de classe e de intolerância religiosa;
Integração de seus beneficiários ao mercado de trabalho por meio de promoção de cursos, oficinas e afins, de cunho profissionalizante ligados a este artigo.
A partir do fortalecimento identitário realizado por meio de apoio a eventos e festejos de identidade, como Folias, Batuques, Festivais de Cultura Quilombola, Festas de Padroeiros e outros festejos, a associação contribui para o empoderamento das identidades e suas manifestações, articulando redes dos povos quilombolas, de terreiro e indígena objetivando a garantia de direitos.
Em 2017, no I Encontro das Culturas Quilombolas do Mucuri, em um dos momentos de reflexão e debate sobre a realidade posta destes povos e olhando para o futuro, deu-se início à construção de uma cooperativa da agricultura familiar e de economia solidária dos povos tradicionais, consolidando-se no III Encontro das Culturas Quilombolas do Mucuri em 2019 com a fundação da Cooperativa Raízes dos Vales que tem por objetivo alcançar a autonomia econômico-financeira para os povos tradicionais e originários do Vale do Mucuri-MG. A cooperativa conta com quase 50 cooperados distribuídos em 6 municípios e 8 comunidades quilombolas, e está em fase de ampliação de seu quadro social.
O Vale do Mucuri foi a penúltima região a integrar o território de Minas Gerais, em sua porção Nordeste, com a constituição da Cia de Commercio e Navegação do Mucury que culminou com o extermínio de dezenas de povos indígenas e a introdução da população negra como escravizados de mesma maneira com a Cia de Estrada de Ferro Bahia e Minas. Este processo tem como resultado uma região que com 32 municípios, centenas de comunidades rurais, 52 comunidades quilombolas identificadas, 17 certificadas pela Fundação Palmares, dois povos indígenas em 6 comunidades. Um território marcado pela desigualdade e baixa dinamização econômica demonstradas por meio do IDHM 2010: Teófilo Otoni tem 0,701 (considerado alto), ao passo que o menor é registrado em Ataléia, 0,588.
AÇÕES MUCURY CULTURAL
Conheça um pouco das nossas ações no Vale do Mucuri e região.
Editoração da Revista Mucury, e manutenção do site mucurycultural.org. desde 2007.
Realização do 1º Encontro de Violeiros de Teófilo Otoni e 2º da Comunidade Quilombola de são Julião em 2012 com recursos da Petrobras e apoio da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.
Executado em conjunto com o ParalaxeLab/Fábrica do Futuro e financiado pela Fundação Vivo em 2012. No qual foram capacitados em cinema 15 jovens em vulnerabilidade sócia, tendo por resultado a realização de dois filmes de curta-metragem
Realização da Itinerância da Mostra do Festival do Minuto entre os anos 2010 e 2013, 4ª, 5º e 6ª Mostra Itinerante do Filme Documentário e Etnográfico-ForumdocMG, Itinerâncias do 13º e 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTICURTASBH, Itinerância da 10ª à 16ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA;
Realização da primeira edição do Festival da Cultura Quilombola de São Julião em 2014, financiado pela Petrobrás e apoio da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.
Realização do Encontro Mineiro de Cultura Popular em Teófilo Otoni financiado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Termo de Fomento celebrado junto à Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais-SECMG no ano de 2015.
Realização do Festival Mucuriarte em 2015 financiado pelo Governo de Minas Gerais por meio de convênios celebrados com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais-SECMG e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais-IDENE.
Estabelecimento de parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG Campus Teófilo Otoni para a realização do Mapa da Cultura do Vale do Mucuri, desde 2016 e em 2019 a ampliação para o Mapa da Cultura do Norte de Minas.
Financiados com recursos provenientes do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Termo de Fomento celebrado junto à Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais-SECMG em 2017.
Financiados com recursos provenientes do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Termo de Fomento celebrado junto à Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais-SECMG em 2017
Execução do projeto Casa do Batuque – desenvolvimento de TS a partir dos conhecimentos ancestrais da comunidade, financiado com recursos da Fundação Banco do Brasil – FBB entre os anos 2017 e 2018.
Financiado com recursos de Termo de Fomento celebrado com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais-SECMG.
Realização do 14º Encontro das Culturas Quilombolas de Ouro Verde de Minas e 2º Encontro das Culturas Quilombolas do Mucuri em 2018, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Verde de Minas e das comunidades quilombolas do município.
Encontro do Quilombo São Julião com povos tradicionais do sul da Bahia” em 2019, financiado por meio de recursos provenientes de Termo de Fomento celebrado com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Verde de Minas e das comunidades quilombolas do município.
Assessoramento da Cooperativa Raízes dos Vales desde a criação do grupo pré-cooperativa até sua fundação em 2019 até o momento.
Festival da Cultura Quilombola de São Julião2021
Festival Internacional Piões, Piorras e Carrapetas 2021
Encontro para Brincar: Projeto Caminhos do Brincar - 2021