quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Encontro das Culturas Quilombolas do Mucuri e 3º Festival da Cultura Quilombola de São Julião


ENCONTRO_CULTURAS_flyer-eletronicoDesde 2012 a Associação Mucury Cultural desenvolve um trabalho junto à Comunidade Quilombola de São Julião com os Encontros de Violeiros de Teófilo Otoni e São Julião, em 2014 com o Primeiro Festival da Cultura Quilombola de São Julião. em 2015 o Encontro Mineiro de Cultura Popular foi um grande aprendizado para esta proposta que ganhou forma no ano passado no Segundo Festival da Cultura Quilombola de São Julião, além de encontros e conversas com outras comunidades quilombolas do Mucuri.

Há uma lacuna para essas comunidades de resistência, não há espaço para que se encontrem, celebrem e debatam acerca de suas identidades neste território. O Encontro, portanto, tem por objetivo a construção deste espaço e deste ambiente de debate e participação e ressignificação das identidades, do empoderamento e da renovação das forças para as lutas, e finalmente, para a articulação de uma rede das comunidades quilombolas do Território do Mucuri em tempos de ataque aos direitos desta população já tão oprimida e detentora de uma força extraordinária revelada nas expressões de sua religiosidade, na cultura alimentar, na música e outras manifestações artístico-culturais.

Outro objetivo deste encontro, financiado pelo Fundo Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, é o de potencializar as festividades já existentes nas comunidades quilombolas, na primeira edição, acontecerá simultaneamente com a terceira edição do Festival da Cultura Quilombola de São Julião.

A programação conta com rodas de conversa sobre o empoderamento das mulheres quilombolas, as identidades, a organização das entidades e as belezas da negritude; apresentação de cantigas de roda tradicionais de São Julião, os “Encontros para Brincar”, oficinas de confecção de Abayomi e estamparia africana, de dança africana, apresentação de Contos Populares da tradição oral Yorubà e de Angola, encontro de grupos de batuque e forró. A programação completa segue abaixo.

Programação

Encontro das Culturas Quilombolas do Mucuri

3º Festival da Cultura Quilombola de São Julião

Dia 15/12

09:00 – Solenização e apresentação do Projeto – Mucury Cultural – Bioconstrução: “Casa do Batuque”.

· Apresentação do Grupo de Capoeira da Comunidade Quilombola de São Julião.

14:00 – Recepção e acomodação dos participantes

14:00“Encontros para Brincar” – com o mestre brincante Roque Antonio Soares Júnior

16:00 – Abertura

· Apresentação de Cantigas de Roda tradicionais com participação das Mulheres e estudantes da Escola Quilombola Clarindo Vaz;

· Apresentação do Grupo de Capoeira da Comunidade Quilombola de São Julião.

17:30 – Roda de conversa: O protagonismo da mulher quilombola – mediação de Dalva Maria Soares, Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.

19:30 - Encontro dos Grupos de Batuque.

Dia 16/12

08:30 – Roda de conversa: Pensando a realidade estrategicamente, organização das entidades, grupos e coletivos e outras ferramentas de planejamento e gestão – mediação Rogerio Delamare Ruas, Graduado em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa, Especialista em Gestão de Políticas Sociais, em Educação e Gestão.

10:00 – “Encontros para Brincar” –Roque Antônio Soares Junior, mestre brincante.

10:30 – Roda de Conversa: Construindo as identidades quilombolas no Mucuri – mediação de Bruno Dias Bento – Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão Cultural e representante das Culturas Populares, Tradicionais e Folclóricas do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais.

14:00 - Oficinas de Confecção de Abayomi e Estamparia Africana - Eda Costa.

16:00 - Roda de conversa: Todas as Belezas - Negritude e Imagem – mediação do Levante Popular da Juventude.

18:00 – Contos populares da tradição oral Yorubà e de Angola- Folclore Quimbundo, e outros da tradição Afro-Brasileira – com a cantora e atriz Eda Costa.

21:00 – “Forró” - Confraternização e apresentações musicais de membros das comunidades quilombolas e apresentação de artistas locais.

Dia 17/10

09:00 - Oficina Corpo Oralidade dos Encantados – Camilo Gan

13:00 – Encerramento.

Serviço:
Contatos
33 98886-4097 (até o dia 10/12) -  33 98850-3330 – 33 98836-9661
brunobento@mucurycultural.org
facebook/associacaomucurycultural.
Custos
não haverá taxas de inscrição, mas uma contribuição de R$20,00 (vinte reais) por dia, para ajudar no custeio da alimentação.
Alojamento: os participantes terão a opção de camping ou alojamento no centro comunitário, onde acontecerá a programação.
Como chegar

  • linha Maravilha da viação Vale do Mucuri - (o ônibus vai até o centro comunitário da comunidade Quilombola de São Julião – ou São Julião II – nas segundas, quartas e sextas.

saída da Praça Lions Club (Praça da Imigrantes)
horário: 14h:30min (sábados às 13h)
tempo médio: 3 horas
retorno: segundas, quartas e sextas às 06h:30min

  • van do Dica – saída diária

Saída: atrás do supermercado Simões da “Feirinha”
Horário: 13h:30min
Tempo médio: 2 horas
Contato para marcação de passagem: 33-98832-3107

  • obs.: no momento da marcação da passagem, é importante confirmar com o Dica se a van entrará na comunidade. Caso não entrar, é necessário entrar em contato pelo 33 98850-3330 informando para que providenciemos o transporte do trecho final que é de 5 Km aproximadamente.

de carro – BR 418 (Estrada do Boi) sentido Bahia, estrada para Brejão (logo depois de Pedro Versiani) e seguir pela estrada no sentido de Maravilha.
Distância: 80km
Trilha GPS (clique para baixar) - Trilha BR/MG 418 (Estrada do Boi) à Comunidade Quilombola de São Julião II. Esta trilha inicia-se na entrada para a Estrade para o Povoado de Brejão, logo após a passagem pelo distrito de Pedro Versiani (sentido TO - Sul da Bahia).
Mapa OpenStreetMap (clique para acessar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente