sábado, 5 de novembro de 2011

Teia Cultural Minas - Nº 37 - Ano VII‏

image010

Cabeçalho: Jabuticaba, fruta brasileira, nativa da Mata Atlântica.

Foto: Da floração aos frutos maduros, homenagem a todos os municípios mineiros que investem no cultivo da jabuticaba

O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.

A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/.

MINISTÉRIO DA CULTURA INFORMA:

Usinas Culturais

O Programa Usinas Culturais, proposto pelo Ministério da Cultura no âmbito do Fórum Direitos e Cidadania da Presidência da República, tem por finalidade a realização de investimentos em infraestrutura e programação cultural em áreas de alta vulnerabilidade social, visando especialmente:o exercício dos direitos; a promoção dos valores da cidadania e da diversidade cultural e o desenvolvimento local e regional por meio da economia criativa. O Programa será realizado em 135 municípios brasileiros com maiores índices de homicídios, incluindo as 26 capitais, o Distrito Federal, municípios do entorno e interior do país, com ações voltadas para as seguintes temáticas prioritárias do Fórum: valorização da juventude negra; promoção da autonomia das mulheres e valor ambiental: educação e reciclagem. Saiba mais!

Políticas de Financiamento Audiovisual

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) promove no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de novembro, o Seminário Internacional sobre Políticas de Financiamento Audiovisual. O evento será realizado no Museu Histórico Nacional e reunirá representantes dos países participantes da Conferência de Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica (CACI), além de países convidados. As inscrições para o seminário poderão ser feitas até o dia 11 de novembro através da página da Ancine (www.ancine.gov.br).

Homenagem póstuma ao Jornalista e crítico de arte Marcelo Castilho Avelar

"Foi assim, de repente, durante o sono, que Marcelo Castilho Avellar nos deixou ontem. Amigo de incontáveis horas e dezenas de lutas desde o início dos anos 80, quando foi nosso aluno na Oficina de Teatro. Sabia que não seria ator porque era péssimo em cena. Mas dos cursos de Crítica Teatral ministrados por Yan Michalsky, Edélcio Mostaço, Timochenco Wehbi, dos cursos de Direção com Fernando Peixoto e do Curso de Cinema com Ricardo Gomes Leite, extraiu a base do seu trabalho futuro. Era um apaixonado pelas artes: teatro, dança, cinema, música e um sofrível tocador de um violino que raras vezes vimos. Das salas da Oficina pulou para as páginas do Estado de Minas junto com Clara Arreguy, a convite de Mauro Werkema. E mais que crítico, sua capacidade de discorrer sobre qualquer tema, transformou-o numa das melhores escritas do jornalismo mineiro. (...)Mestre da erudição, ganhou de Andréia Garavello o carinhoso apelido de 'Barsa Careca´. 'Perguntem ao Marcelo que ele sabe', dizia ela, 'tem uma enciclopédia dentro da cabeça'. (...)Foi-se a noite passada durante os sonhos, quando seu coração inquieto simplesmente parou de bater e travou seu HD, levando armazenadas consigo milhões de informações e abrindo um vazio na inteligência mineira que será difícil de ser preenchido". Pedro Paulo Cava - Diretor do Teatro da Cidade (02/11/2011). Para acessar o texto na integra, clique aqui!


PONTO DE CULTURA  

Teia Estadual 2011

Atenção Pontos de Cultura! Já enviamos a ficha de inscrição para a Teia Estadual 2011, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na Funarte MG, em Belo Horizonte.  Para a participação no evento, cada Ponto de Cultura deverá inscrever dois participantes. As fichas de inscrição deverão ser enviadas até o dia 09/11/2011 para o e-mail teia2011@ahprodutora.com.br. A Teia Estadual 2011 é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de MG, Ministério da Cultura e Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de MG.Se seu Ponto de Cultura ainda não recebeu a ficha de inscrição, entre em contato: 31 3333-4400.

Prêmios Pontinhos de Cultura e Cultura e Saúde

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural ( SCC/MinC) está solicitando às instituições selecionadas para o Prêmio Pontinhos de Cultura 2010 e para o Prêmio Cultura e Saúde 2010, para que enviem, até 18 de novembro de 2011, documentação complementar para recebimento dos respectivos prêmios. A documentação solicitada deve ser encaminhada por meio eletrônico em formato PDF, para o endereço cgcc02@cultura.gov.br, ou por correio postal para o endereço SCS Quadra 9 Lote “C” Torre “B”, Edifício Parque da Cidade Corporate – 9º Andar, CEP: 70.308-200, Brasília/DF. A instituição que enviar documentos incompletos ou fora do prazo estabelecido será desclassificada. Leia Mais.

Prêmio Pontos de Memória 2011 Ibram

O Edital tem por objetivo selecionar e premiar 48 (quarenta e oito) iniciativas dedicadas à construção de memórias sociais e práticas museais, desenvolvidas por grupos, povos e comunidades em âmbito nacional e por comunidades de brasileiros no exterior.  Para acessar o edital clique no link abaixo:      

Prêmio Pontos de Memória 2011

Projeto “ACORDE – Agenda Cultural” difunde a música erudita em Ouro Branco

A partir do dia 1º de novembro, crianças e adolescentes da comunidade em geral, alunos da Casa de Música, dos projetos Dando Cordas e Sopros e participantes do Ponto de Cultura podem se inscrever gratuitamente nas oficinas de instrumentos, prática de orquestra e musicalização infantil com renomados professores. Os interessados podem se inscrever na Casa de Música de Ouro Branco (Av. Augusto Barbosa da Silva, 313, bairro Pioneiros, Ouro Branco) ou pelo email casademusicaob@gmail.com. Mais informações pelo telefone (31) 3742-3553.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - MINAS GERAIS


Belo Horizonte 

Aquarelas Wagner Bottaro

As aquarelas de Wagner Bottaro retratam e interpretam motivos, lugares e a arquitetura de Belo Horizonte e Minas Gerais. A importância da preservação das belezas naturais está todo o tempo assinalada na seleção criteriosa dos lugares, e na maneira particular de dispor os elementos naturais e humanos na paisagem.

Abertura: 07 de novembro de 2011, às 19hs

Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães - Biblioteca Pública Luiz de Bessa - Praça da Liberdade

Mostra Favela é Isso Aí - a diversidade cultural das favelas

A mostra Favela é Isso Aí já nasce forte em sua primeira edição, pois une, em um só evento, dois projetos de sucesso. De um lado, o projeto Diversidade Musical, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, através do qual foram gravados em nosso estúdio seis CDs, de seis artistas moradores das comunidades de vilas e favelas de Belo Horizonte. De outro, o Festival Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular Urbana, já em sua terceira edição, recebendo filmes de vários cantos do país e que também tem a diversidade como sua marca.

Abertura com Debates - 03/11 (quinta-feira), 14 hs: Novos sujeitos: favelas, imagens e representações. A mesa pretende discutir as imagens e representações sobre as favelas na sociedade e na mídia, a construção de novos olhares sobre as comunidades e os processos de apropriação da cidade pelos

sujeitos moradores das periferias.

Período: 03 a 06 de novembro de 2011

Local: Sesc Palladium - Av. Augusto de Lima, 420 - Centro - BH

Contatos: 31 - 3292 3916 - favelaeissoai@hotmail.com

Lançamento do Circuito Atelier Paulo Bruscky

O livro-depoimento Circuito Atelier Paulo Bruscky traz para o público uma recorte inédito sobre a obra desse multiartista pernambucano. Através do diálogo realizado entre o artista e os pesquisadores Marília Andrés e Marconi Drummond, o leitor é convidado a percorrer os labirintos da arte de Paulo Bruscky, suas primeiras descobertas artísticas, seu conturbado relacionamento com o cenário artístico nacional, em plena ditadura militar, suas intensas experiências com o mimeógrafo, o xerox, a arte correio; sua parceria artística com Daniel Santiago e sua vasta relação com artistas internacionais. A exposição de Paulo Bruscky com obras inéditas também será aberta durante o lançamento do Circuito Atelier na Galeria Livrobjeto.

Data da Abertura: 05 de novembro (sábado), de  11 às 16 horas.

Local: Galeria Livrobjeto (Av. Guarapari 464, Pampulha - Belo Horizonte/MG).

Site: www.comarte.com

GRES Cidade Jardim comemora 50 anos

Para quem ficou na saudade, os ensaios do Bloco da Cidade estão de volta! Após ser uma das revelações do carnaval de rua de BH, em 2011, o Bloco da Cidade fará seu primeiro ensaio já se preparando para o carnaval de 2012, dia 06 de novembro, das 16h às 20h. O encontro terá um motivo mais do que especial: comemorar os 50 anos do GRES Cidade Jardim.

Quando: 06 de novembro de 2011, das 16h às 20h

Onde: Quadra do GRES Cidade Jardim – Rua do Mercado, s/nº, Conjunto Santa Maria

Informações: (31) 9348-7000

Lançamento do livro sobre poema de Drummond

No dia 7 de novembro haverá o lançamento do livro "A mesa de Carlos Drummond de Andrade", no Espaço Cultural da Assembléia Legislativa , com estudo de Ozório Couto sobre o poema do mesmo nome e inclusão de imagens do painel de 19 metros x 1,50 metros criado por Yara Tupynambá sobre o mesmo tema. Também serão incluidas 6 cartas do poeta para a artista, acompanhando a criaçao e a execução do trabalho proposto.

O exílio de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras e Lançamento da obra Avestruz, de Paola Rettore

Augusto Boal, dramaturgo, escritor e diretor, um dos maiores teatrólogos brasileiros a sistematizar suas técnicas e teorias em método teatral: o Teatro do Oprimido, um teatro que atua com o objetivo de gerar ações sociais concretas e continuadas. Para o lançamento do projeto, convidamos a atriz Clara de Andrade, que realizou sua pesquisa de mestrado na Artes Cênicas pela UNIRIO sobre a obra Boal. O conteúdo a ser abordado se concentra na fase do exílio político de Boal e no teatro que ele passa a desenvolver a partir desta experiência. O Teatro do Oprimido de Boal se aproxima bastante das chamadas “performances de resistência” ou “performances políticas”, por seu caráter de intervenção concreta no espaço público, seja ele o espaço físico da rua, o espaço da arena política ou o espaço das forças atuantes em nossa sociedade. Nesse ponto encontramos com as  performances da obra Avestruz que experimenta a rua em uma performance como interferência urbana, onde atua-se como “eterno estrangeiro”.

Dia 08 de novembro de 2011- terça-feira

Horário: 19:30h

Local: Galpão Cine Horto

Contato: Paola Rettore – fone (31) 3225 2414 e (31) 9871 2414

Ofício da Música com o grupo Lúdica Música!

O Museu de Artes e Ofícios (MAO) recebe o grupo mineiro Lúdica Música!, no projeto Ofício da Música. Com 20 anos de carreira, a apresentação integra a turnê de divulgação de seu quinto cd, “Mundo-Ludo”, que é  conceitual e autoral, produzido em parceria com Gustavo Lira, Knorr e Marilda Ladeira, além de participações especiais de quatro talentos da música brasileira, Milton Nascimento, André Abujamra, Emmerson Nogueira e Marcinho Itaboray.

Dia 08 de novembro, terça-feira, às 19h30

Local: Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação, Centro, Belo Horizonte)

Entrada gratuita

www.mao.org.br

Exposição - Reminiscências Corpóreas/Arte & Fotografia

A artista plástica Luciana Diniz mostra nesta exposição individual seu trabalho de arte sobre fotografias. Destacam‐se os retratos em dimensões maiores, que, dependurados, adquirem um caráter de intervenção no espaço. Reminiscências Corpóreas é um olhar diferenciado sobre memória e identidade, que ganha espaço numa exposição singular, chocante e surpreendente. A imagem se transforma em poesia sobre nossas experiências e percorre um caminho delicado entre o desejo e a aversão, o que seduz e o que banaliza, o implícito e o explícito.

Abertura: 08 de novembro às 19:30 horas

Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, Foyer da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Rua da Bahia, 1889 – Funcionários, Belo Horizonte, MG. Tel.: (31) 3269‐1230 / 1231

Fórumdoc.bh.2011 | Abertas as inscrições para o curso Dilemas da Observação com Eduardo Escorel

O cineasta Eduardo Escorel ministrará o curso Dilemas da observação, propondo uma discussão a partir da exibição de filmes de René Clair, Werner Herzog, K. Kieslowsky, de trechos de filmes brasileiros e da leitura de textos de Jean Epstein, E.T.A.Hoffmann e Edgar Allan Poe.

Data: de 01 a 03 de dezembro de 2011 - Horário: 14h às 17h

Local: Cine Humberto Mauro/ Palácio das Artes

Inscrições no site http://www.forumdoc.org.br até o dia 15/11

O resultado da seleção será publicado no site até dia 25/11

Espetáculo “Brasil” no Teatro Alterosa

Em duas noites  mais de 100 crianças e adolescentes sobem ao palco para apresentar as atividades desenvolvidas nas oficinas do programa "Ser Parte". As apresentações são diversificadas: dança contemporânea e ballet clássico, percussão, flauta doce, atividades esportivas e figurino. Tudo isso para representar as belas paisagens brasileiras, litorâneas ou montanhosas; para representar o lugar de gente diferente, na ginga, na língua, no modo de vestir, cantar, dançar e festejar.  No foyer do teatro, o Ser Parte ainda expõe os trabalhos resultantes das oficinas de artes. A entrada, nos dois dias, é gratuita.

Dias 8 e 9 de novembro (terça e quarta-feira), às 20h

Local: Teatro Alterosa - Av. Assis Chateaubriand, 299.

Maiores informações pelo telefone (31) 3331-1789 ou pelo site www.serparte.com.br.

Projeto Conversações - o filme ensaio, o cinema expandido: Corpo e Diversidade

Como uma das atividades promovidas pelo Projeto Conversações, apresentamos as Palestras com especialistas e pesquisadores do cinema e audiovisual problematizando principalmente o  alargamento que a concepção de cinema vem sofrendo nas últimas décadas, a partir dos cruzamentos da arte contemporânea, das novas tecnologias de produção  de imagens com a inserção do cinema em nossa sociedade.

Cinema  expandido:  o diálogo entre a arte contemporânea e o audiovisual - Sávio leite

Dia 08/11 - Na Escola de Design da UEMG _ Cine ED Especial Conversações, às 19:30

Cachaça com Arnica lança CD "Samba da Roça"

Grupo de samba e chorinho, o Cachaça com Arnica apresenta para o público o primeiro trabalho autoral gravado em estúdio, no sábado, 5 de novembro, no Espaço Ágora, em Itabirito, no interior mineiro, e no dia 11 de novembro, no Gamboa, na Savassi, em Belo Horizonte. O CD Samba da Roça consolida a trajetória de 12 anos, com as principais músicas que marcaram sua história. O grupo resgata e valoriza a cultura popular mineira em suas letras, que retratam acontecimentos bem humorados vividos pelos compositores, envolvendo personagens reais que integram o universo dos artistas. A cultura de raiz acompanhada pelo samba de raiz, chorinho e marchinhas. Além das músicas de própria autoria, no cardápio, músicas de João Nogueira, Cartola e Pixinguinha. Outro resgate, daquelas músicas que estão esquecidas das rádios.

Data: 11 de novembro (sexta-feira), às 21h

Local: Gamboa (Rua Sergipe, 1236 - Savassi - Belo Horizonte, MG)

Informações: Gilson Martins - (31) 9686.2875 – contato@cachacacomarnica.com.br

Apareceu a Margarida da Flores de Jorge Cia Cênica

A montagem traz a imagem da tirânica professora Margarida, que utiliza diversos recursos, desde a sedução à chantagem, passando pela demagogia até a repressão aberta, para maltratar a sua turma de alunos e envolvê-los nos diferentes discursos de poder, em suas mais diferentes instâncias. “Apareceu a Margarida” é a peça mais conhecida do escritor, cineasta, tradutor e diretor carioca Roberto Athayde. No espetáculo, que tem direção de Camilo Lélis e atuação da atriz Michelle Ferreira, o público possui um papel essencial, uma vez que desempenha a função de aluno desta sala de aula. A montagem trata de várias questões pertinentes ao universo contemporâneo, a exemplo dos discursos do poder, do autoritarismo e a manipulação das ideias a que frequentemente somos submetidos, em especial, à “ditadura do consumismo”.

Dia 12, sábado, 18 horas

Local: Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho - BH)

Telefone: 3277-9625

Entrada gratuita

Classificação: 14 anos

Cia Do Chá ocupa o Esquyna durante todo o mês de novembro

A Cia do Chá realiza em Novembro, no Esquyna, uma programação com seus espetáculos, cenas curtas e cenas de grupos convidados. O projeto parte da vontade de mostrar a produção do grupo para a cidade antes de se aventurar numa nova montagem, prevista para o início de 2012; Parte ainda do desejo de expandir e variar seu público, motivo pelo qual escolheu o Esquyna para as apresentações – espaço alternativo localizado fora das ruas centrais de BH.

No Esquyna – Espaço Coletivo Teatral

(Rua Célia de Souza, 571 Bairro Sagrada Família)

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO E IMPRENSA: 31 87134428 http://www.ciadochadeteatro.com/


Betim

Mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino

O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino apresenta entre os dias 18 de outubro e 30 de novembro uma mostra itinerante que visa preservar o acervo deixado pelo escritor mineiro e divulgar para as novas gerações a sua obra em diversas linguagens artísticas como artes plásticas, literatura, cinema e música.  O projeto ocupará vários locais da cidade envolvendo artistas, educadores e população em um conjunto de atividades culturais e educacionais.

A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório Ady Rosa de Freitas,  na terça-feira (18/10), a partir das 18h, no Centro Administrativo  (Rua Pará de Minas, nº 640, B. Brasiléia).

Outras informações - Assessoria de Comunicação

Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe)

Telefone: (31) 3532-2530 / 3532-1098


Diamantina

Museu do Diamante ganha versão virtual

Com o objetivo de mostrar a história por trás da descoberta do diamante em Minas Gerais, o Era Virtual acaba de disponibilizar o acesso a um dos principais museus brasileiros. Utilizando-se de tecnologia de ponta, o site leva o internauta a uma viagem surpreendente sobre um dos principais fatos do Brasil colônia. O Museu do Diamante mostra a sociedade em torno da extração diamantífera no início do século XIX. Pouco se comenta sobre a vida das pessoas que vivenciaram tal acontecimento e é esse um dos principais intuitos da exposição. Com um rico acervo de utensílios, mobiliários e objetos, o visitante pode enxergar além das histórias contadas nos livros sobre o tema. Um dos pontos altos da exposição são as fotos tiradas por Assis Horta, hoje com 94 anos, funcionário na época da inauguração do museu e que cedeu as imagens que retratam de forma extremamente humana os trabalhadores e cotidiano  do, até então, Arraial do Tijuco. No ar desde 2010 o projeto exibe virtualmente grandes museus brasileiros e agora inaugura mais um nome de peso: o Museu do Diamante, em Minas Gerais. Basta acessar o site www.eravirtual.org.


Itabirito

Cachaça com Arnica lança CD "Samba da Roça"

Grupo de samba e chorinho, o Cachaça com Arnica apresenta para o público o primeiro trabalho autoral gravado em estúdio, no sábado, 5 de novembro, no Espaço Ágora, em Itabirito, no interior mineiro, e no dia 11 de novembro, no Gamboa, na Savassi, em Belo Horizonte. O CD Samba da Roça consolida a trajetória de 12 anos, com as principais músicas que marcaram sua história. O grupo resgata e valoriza a cultura popular mineira em suas letras, que retratam acontecimentos bem humorados vividos pelos compositores, envolvendo personagens reais que integram o universo dos artistas. A cultura de raiz acompanhada pelo samba de raiz, chorinho e marchinhas. Além das músicas de própria autoria, no cardápio, músicas de João Nogueira, Cartola e Pixinguinha. Outro resgate, daquelas músicas que estão esquecidas das rádios.

Data: 5 de novembro (sábado), 21h

Local: Espaço Ágora (Avenida Queiroz Júnior, 3395 - Bairro Esperança - Itabirito, MG)

Informações: Gilson Martins - (31) 9686.2875 – contato@cachacacomarnica.com.br


Mateus Leme

"Diário de uma Camareira",  de Luis Buñuel

Nos anos 1960, Buñuel teve oportunidade de voltar a filmar na França. Escolheu um romance sobre os anos 1920 para mostrar o clima moral e político do país nessa época, que tinha levado à retirada de cartaz, pela polícia, de um de seus primeiros filmes, "L'Age D' Or", de 1930. O filme é "Diário de uma Camareira" (Le Journal d'une Femme de Chambre"), de 1964, com Jeanne Moreau. Nele, Célestine é admitida como camareira pelos senhores de um castelo e introduzida no meio da criadagem. Célestine é diferente dos outros criados, mas também não é patroa. Ela tem senso crítico e pelo seu olhar - que seria o do cineasta - observamos as relações que se estabelecem entre aquelas duas classes sociais. Com a exceção de dois personagens, todos os demais são ignóbeis. Mas Célestine deixa-se contaminar por esse universo, ao pretender combatê-lo por dentro, e acaba por ser absorvida por ele, tal como aconteceu com Viridiana, a personagem de Buñuel do filme de mesmo nome de 1961.

Sábado, 5 de novembro, às 17 horas

Cineclube da Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida (rua Meyer, 105, Vila Suzana (Reta), em Mateus Leme. Telefone (31)3535-1721.   


Mariana

Exposição Meus Seres deLídia Miquelão

Com traços elegantes e uma interessante tendência para o refinamento decorativo da linha, a artista Lídia Miquelão nos apresenta seu trabalho. Em uma conversa silenciosa com o expectador, as imagens e cerâmicas que compõem esta exposição, nos revelam passagens de histórias pessoais da artista, envoltas por uma agradável serenidade e harmonia em seu conjunto. Seu trabalho não pretende nos mostrar a realidade visível, mas uma realidade oculta, que se esconde suavemente atrás de uma cortina transparente, e se revela aos poucos, com delicadeza e cuidado.

Galeria SESI-Mariana

Visitação: de 04 a 30 de novembro de 2011 - De terça a domingo, de 9h às 19h

Informações: (31) 3557 1041

Entrada Franca


Ouro Preto

Festa de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças

O Congado de Nossa Senhora  do  Rosário e Nossa Senhora das Graças da cidade de Ouro Preto, convida para a festa em louvor a sua Padroeira:

Dia 13 de Novembro, a partir das 8:00

Nossa concentração será na Escola Municipal Simão Lacerda, na Avenida Juscelino Kubitschek s/n – Bairro Bauxita -

Contatos: Silvania  <borges.silvania@yahoo.com.br>, 31 35520789 ou 31 98040419 (Solange)‏


Pará de Minas

História da Arte com Yara Tupynambá

A renomada artista plástica Yara Tupynambá irá ministrar um curso de História da Arte para professores das redes municipal, estadual e particular, artistas e agentes culturais. O objetivo é criar a oportunidade de acesso ao conhecimento e, posteriormente, multiplicá-lo em sala de aula, na elaboração de produtos culturais e no desenvolvimento artístico e cultural do município. O curso irá acontecer na Faculdade de Pará de Minas nas sextas-feira à noite e nos sábados pela manhã e tarde, nos dias 4, 5, 10 e 11/11.

2º Concurso de Poesia Natalina de Pará de Minas

Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Poesia Natalina de Pará de Minas. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Cultura e solicitar o regulamento até o dia 6 de dezembro, próximo. O concurso é dividido em três categorias: Criança na faixa etária de 07 a 11 anos de idade; Adolescente na faixa etária de 12 a 17 anos de idade e Adultos acima de 18 anos, é uma realização da Secretaria de Cultura – Departamento de Ação e Difusão Cultural em parceria com a Academia de Letras de Pará de Minas. Mais informações (Praça Torquato de Almeida, nº 26, Centro, Pará de Minas, MG, Cep.: 35.660-041. Informações pelo telefone: (37)3231-7780).


Uberlândia

Projeto Sonora Brasil traz Espetáculo com Duo Ferragutti / Kramer

A 3ª edição do circuito “Sonora Brasil – Sotaques do Fole” em Uberlândia, contará com a presença de dois dos maiores acordeonistas da atualidade, o Duo Ferragutti / Kramer, composto pelos músicos: Toninho Ferragutti, paulista de Socorro, e Alessandro “Bebê Kramer”, gaúcho de Vacaria, ambos compositores e instrumentistas. Adeptos do acordeão tradicional, cromático, aquele com um teclado semelhante ao do piano no lado direito e botões do lado esquerdo, conhecido também como sanfona piano, os músicos já fizeram 47 shows através do Projeto Sonora Brasil. O Duo apresentará um repertório composto de ritmos urbanos com música de concerto, um panorama da obra escrita de 120 baixos, desde Luperce Miranda e Radamés Gnattali até a vertente contemporânea de Borges-Cunha, além das suas próprias composições. “Nossa expectativa é muito boa, pois Uberlândia é uma cidade bastante musical e será um prazer para nós apresentar este espetáculo de Duo de Acordeon pelo Projeto Sonora Brasil aí”, disse Ferragutti que chega da Holanda nesta semana.

Quando: 06/11 às 20h

Onde: Teatro Rondon Pacheco

Mais informações: Douglas Luzz – Assessoria de Imprensa Projeto Sonora Brasil - (34) 3235-7826 / 9193-3436 - www.cicloascom.com


EDITAIS NOVOS

O Centro Cultural UFMG torna público que se encontram abertas as inscrições , de 17 de outubro a 16 de novembro de 2011, para apresentação de propostas de artes plásticas e visuais dos artistas que desejarem expor seus trabalhos nas galerias do CCult, no período de março a novembro de 2012. Para saber mais, clique aqu!

Edital Cena Aberta, do Centro Cultural da UFMG, seleciona projetos nas áeras de Artes Cênicas - teatro, dança, circo, performance   -  ou ópera. Período de ocupação - dezembro 2011 a novembro 2012. Mais informações, acesse: www.ufmg.br/centrocultural/

Inscrição de projetos no Edital do Institut Français para eventos culturais em 2012.

O Instituto francês propõe um novo dispositivo de apoio aos projetos da rede cultral francesa no exterior e aos proponentes de projetos com operações em concordância com os Serviços Culturais da Embaixada da França (SCACs). Este dispositivo permite inscrever os pedidos de apoio duas vezes por ano, sendo eles examinados pelos profissionais artísticos do Institut Français. Uma primeira chamada deste edital acontece entre outubro e novembro para projetos que se realizarão no ano seguinte. Uma segunda chamada acontece entre março e abril para os projetos que que se realizarão entre julho e dezembro do mesmo ano. As datas exatas de cada sessão são informadas no site do Institut Français: http://institutfrancais.com

EDITAIS EM ANDAMENTO

Artes Plásticas

Agenda Cultural 2012 do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados - Estão abertas  até 15 de novembro de 2011 as inscrições para a Agenda Cultural 2012. Leia mais:

http://www2.camara.gov.br/a-camara/conheca/espaco-cultural/edital2007.html

Audiovisual e Cinema

- O Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais 2011 - Saiba mais.

- Inscrições abertas: Convocatória Nova Fotografia - até 10 de novembro. Clique aqui para acessar a convocatória.

- Ipea seleciona filmes independentes para exibição - até 11 de novembro - Para mais informações, escreva para mostracode@ipea.gov.br.

- FestFilmes - até 31 de dezembro - Mais informações, clique aqui!

Cultura Afro-brasileira

- Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras: Fundação Cultural Palmares lançou 2ª edição do Edital - até 24 de novembro de 2011 e poderão ser preenchidas diretamente na página do Prêmio, acesse aqui!

Livro e Leitura

- Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições - até 31 de dezembro - Confira aqui o Edital do concurso.

- Processo de avaliação e seleção de obras de apoio pedagógico para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola  – PNBE do Professor 2013 -  até as 18 horas do dia 18/04/2012. Clique aqui!

- Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011 . O  prazo de entrega do Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011 foi prorrogado por tempo indeterminado. Mais informações: (21) 3289-4631 / pesquisa@rb.gov.br.

Musica

- O Prêmio Ibram de Enredos/IBRAM - Saiba mais.

Patrimônio

-  Ibram lança Edital Modernização de Museus - As inscrições vão até 13 de novembro. Os interessados em participar podem inscrever os projetos através do Sistema SalicWeb, que pode ser acessado pelo portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e no site do Ibram (www.museus.gov.br).

- Outras Programas de Fomento 2011 - IBRAM - Os editais estão disponíveis nos links abaixo:

O Prêmio Mario Pedrosa/IBRAM - Saiba mais.

Edital Modernização de Museus

Edital Modernização de Museus – Microprojetos

Edital para Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus

Prêmio Ibram de Arte Contemporânea

Prêmio Darcy Ribeiro 2011

EXPEDIENTE

Chefe da RR/MG: Cesária Macêdo - cesaria.macedo@cultura.gov.br

Editoração: Cesária Macêdo e Aparecida dos Reis – divulgacaomg@cultura.gov.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)

Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h

Telefones:

Administrativo: Elizabete - 31 - 3055 5904

Assessoria: Aparecida Reis - 31 - 3055 5902

                Claúdia Houara - 31 - 3055 5903

Telefonia: Antônio - 31 -3055 5900

Atendimento a Lei de incentivo: 2ª a 6ª feira - 14h às 17h

Fernando: 31 - 3055 5905

Márcia: 31- 3055 5907

Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/

Twitter: http://twitter.com/mincmg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente