terça-feira, 30 de novembro de 2010

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Omo-Oba: Histórias de Princesas - Debate Cedem/Unesp


 

Omo-Oba: Histórias de Princesas, Mazza Edições - Belo Horizonte/MG – 2009, livro de Kiusam de Oliveira, com ilustrações de Josias Marinho (recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ), será o centro do debate e da intervenção artística com Amélia Cardoso, (voz) e Igor Seiji Moriya (violão), no próximo dia 30 de novembro, terça-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

A autora apresenta seis mitos africanos que mostram como princesas se tornaram, mais tarde, rainhas. Essas histórias vêm de fontes tradicionais conhecidas, contadas e recontadas pelo povo africano (iorubano), muito divulgado nas comunidades de tradição ketu e afro-brasileiras, os quais são poucos conhecidos pelo público em geral. Kiusam procura reforçar e fortalecer os diferentes modos da personalidade feminina, visando o empoderamento de meninas e mulheres em suas descobertas pessoais, buscas e o desenvolvimento da autoestima nas relações socioculturais.
Oiá e o búfalo interior; Oxum e seu mistério; Iemanjá e o poder da criação do mundo; Olocum e o segredo do fundo do oceano; Ajê Xalugá e o seu brilho intenso; Oduduá e a briga pelos sete anéis. São essas as histórias do livro que compõem o universo dos arquétipos femininos representados pelas protagonistas conhecidas como ORIXÁS (Ori = cabeça, Xá = senhor/protetor).

Expositora: Kiusam de Oliveira-Mestre em Psicologia e Doutora em Educação – USP.
Pedagoga, Escritora, Contadora de Histórias, Bailarina e Professora da rede pública de ensino.

Debatedores:
Radi Oliveira
Poetisa e Produtora Cultural
José Geraldo Neres
Escritor, Poeta, Roteirista, Dramaturgo e Produtor Cultural

Mediador: Oscar D´Ambrósio
Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo
Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br

Data e horário: 30 de novembro de 2010 (terça-feira) às 18h30

Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 – 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903 -
www.cedem.unesp.br
--
José Geraldo Neres
blog:
http://neres-outrossilencios.blogspot.com/
e-mail: jgneres@uol.com.br
ou: outrossilencios@gmail.com

Leia Mais ►

Posse da Nova Diretoria da Academia de Letras de Teófilo Otoni

Convite de Posse 2010

Leia Mais ►

“Cultura como eixo de Estado”

 

Por Leonardo Brant postado originalmente no Cultura e Mercado e retirado em 29/11/2010 do endereço:

http://www.culturaemercado.com.br/headline/cultura-como-eixo-de-estado/

O Instituto Pensarte acaba de lançar uma nota oficial com o título “Cultura como eixo de Estado“. Nela a diretoria executiva (composta pelo presidente Fábio Maciel e pelos vices Px Silveira e Ricardo Albuquerque) defende a necessidade de construção de política de cultura fora de disputas partidárias e “ultrapassando limites de políticas de governos”.

E reforça: “A eleição histórica da presidente Dilma, já reveladora de um salto cultural, abre agora a oportunidade, igualmente histórica, de promover a pasta da Cultura a seu lugar de agente de Estado capaz de transformar o próprio Estado, para todos, com iguais oportunidades na rica diversidade brasileira.”

Mas o que significa elevar a política cultural ao patamar de Estado? Qual a diferença dessa para uma política governamental? Quais os riscos e fragilidades dessas políticas, se elas se mantiverem no eixo governamental? Como fazer, na prática, essa mudança de eixo proposta pelo Pensarte?

Certamente a escolha do(a) Ministro(a) da Cultura apontará o caminho das políticas culturais. Há muito o que fazer, muitas prioridades, muito a ser mantido, aprimorado, institucionalizado, formalizado. Marcos legais, estruturas,  processos e sistematizações a serem implementados. E há também o que se reavaliar, reestruturar, reinventar dentro de uma estrutura permanente, que garanta os direitos culturais (constitucionais) à toda a população brasileira.

Leia a íntegra da nota: www.pensarte.org.br.

Leia Mais ►

domingo, 28 de novembro de 2010

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ateliê Myrna Pascotto e Lú Viani convida

Myrna Pascotto e Lú Viani convidam-lhe para seu Bazar de Natal.

Dias 04 e 05 de Dezembro
(Sábado e Domingo)

De 10h às 19h como

No Clube Paineiras
Av. Prof. Doutor Alberto Penteado, 605 - SP – Morumbi.

www.clubepaineraas.com.br
Telefone: 3779-2000

No Saguão Social e Salão Nobre
Entrada Franca

Leia Mais ►

Teia Cultural Minas - Nº 29 - 25 de novembro de 2010 - Ano VI‏

image002

O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais.

A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/.

Cabeçalho: Cena do espetáculo As Grandes Lonas do Céu da Cia Candongas e Outras Firulas. Crédito foto: Guto Muniz

 


FUNARTE

O Circuito Interações Estéticas chega a Belo Horizonte

 

                A Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), por intermédio do Centro de Programas Integrados (Cepin), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem, de 26 a 28 de novembro, o Circuito Interações Estéticas em Belo Horizonte. O evento reunirá artistas, especialistas e público para a discussão e compartilhamento de experiências das residências artísticas em Pontos de Cultura.

                A programação do Circuito contempla exposições, mesas com especialistas, oficinas gratuitas de poesia, grafite, contação de histórias, hip hop e fotografia, mostra de cinema, apresentações musicais e de teatro, fanzine, rádio itinerante e um encontro da rede de Interações Estéticas,

formada por coletivos artísticos e Pontos de Cultura.

                O Circuito Interações Estéticas pretende reunir o que existe de mais expressivo da produção dos Pontos de Cultura em parceria com os artistas residentes do Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura. A meta é mobilizar e articular em rede linguagens artísticas e estéticas de diferentes regiões e levar o melhor da produção cultural brasileira para todo o território nacional.

As inscriçõespara as oficinas são gratuitas e pode ser feitas pelo e-mail: interacoesesteticasbh@gmail.com

Outras informações:

http://culturadigital.br/interacoesesteticas/

 

Circuito Interações Estéticas

De 26 a 28 de novembro

Funarte MG - Rua Januária, 68 – Floresta

(31) 3213-3084

 


AUDIOVISUAL

Programadora Brasil lança 206 filmes em DVD para exibições públicas

 

                Desde de 2007, a cada ano, a Programadora Brasil lança em DVD um conjunto de filmes brasileiros licenciados para sessões sem fins lucrativos em pontos de exibição audiovisual a ela associados. No próximo dia 28, às 17h30, no Kubitschek Plaza Hotel, dentro da programação do 43° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a Programadora Brasil apresenta mais 206 títulos, organizadas em 60 novos programas (DVDs).

                Com mais esse lançamento, o catálogo alcança os 700 títulos que, caracterizados pela multiplicidade de realizadores (são mais de 600 diretores), pela diversificação de origens (regionalização), de épocas e de formatos, proporcionam um painel da cultura brasileira e possibilitam olhares singulares sobre um tema, uma situação ou uma personagem.

                Ao oferecer filmes e vídeos brasileiros numa mídia digital de baixo custo e de fácil armazenamento e transporte como o DVD, a Programadora Brasil dá a oportunidade para escolas, universidades, pontos de cultura, prefeituras, centros universitários, entre outros espaços, constituírem acervos locais e tornarem-se pontos de exibição audiovisual. 

                Mais informações no site: www.programadorabrasil.org.br

(Fonte: Programadora Brasil)

 

Fundo Setorial do Audiovisual investe em projetos de produção independente para televisão

 

                A Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciaram no dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro, os 23 projetos de obras de produção independente para televisão que receberão investimentos da Linha B do Fundo Setorial do Audiovisual, num total de R$ 17,7 milhões.

                Com exibição garantida em nove emissoras, os programas selecionados poderão ser assistidos em cinco redes privadas de sinal aberto (Record, Band, Rede TV!, MTV e RBS-TV), duas de sinal fechado (History Channel e Canal Brasil) e duas públicas (TV Brasil e Cultura).

                Fundo Setorial do Audiovisual – O segundo ciclo de editais do FSA alocou R$ 81,5 milhões na forma de investimentos reembolsáveis, em quatro linhas de ação: Projetos de produção para cinema; Produção independente para TV aberta ou por assinatura; Aquisição de direitos de distribuição de obras cinematográficas brasileiras de produção independente; e Comercialização de filmes de longa-metragem para salas de cinema.

                A seleção dos projetos em todas as linhas levou em conta o histórico de cada proponente, o desempenho comercial e artístico de suas obras anteriores e o potencial de comunicação com o público, entre outros critérios.

Saiba mais.

Mais informações: (21) 3037-6004/6007 ou comunicacao@ancine.gov.br, com Rubia Mazzini e Marcela Capobianco.

 


BRASILIDADE 2010

Brasilidade - Cobertura do evento contará com blog, Twitter e Flickr

 

                Para não deixar passar nada do Brasilidade 2010, o Ministério da Cultura realiza a cobertura da série de eventos via redes sociais e espaços de interatividade. Acessando blog, Twitter e Flickr do Brasilidade, internautas ficam por dentro da programação e podem encontrar vídeos, fotos, textos e gráficos sobre os eventos que agitam o centro do Rio até o próximo dia 2 de dezembro.

                O blog Brasilidade reúne as demais redes sociais e todo o conteúdo produzido sobre os eventos. Diariamente, notícias, imagens e vídeos sobre os espetáculos e apresentações são postados. Visitantes do blog também podem, no campo de comentários, opinar e esclarecer dúvidas.

                Toda a programação está disponível neste espaço, sendo possível filtrar eventos por área ou data. Cada um deles é acompanhado de resenha e está situado em mapas que apontam os locais de realização. O blog traz, ainda, textos sobre o homenageado do Brasilidade, Darcy Ribeiro, sobre a Ordem do Mérito Cultural, além da rota gastronômica de estabelecimentos que integram o Brasilidade.

                Tuiteiros também podem acompanhar o Brasilidade pelo microblog. Basta seguir o perfil @brasilidade2010, que traz informações e dicas durante todo o dia. Por meio da rede social, usuários comentam, perguntam e espalham cultura na rede.

Blog

Flickr

(Comunicação Social/MinC)


MUSEUS

Convênio entre MinC e Amafro cria primeiro museu nacional de cultura afrobrasileira

 

                O convênio firmado entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Sociedade de Amigos da Cultura Afrobrasileira (Amafro) dia 22, em Salvador (BA), marcou o início da transformação do Museu Nacional da Cultura Afrobrasileira (Muncab) no primeiro museu de cultura afrobrasileira de caráter nacional.

                A cerimônia aconteceu na sede do museu, no Centro Histórico de Salvador. Serão destinados, pelo governo federal, R$ 10 milhões ao Muncab. A primeira parcela, de R$ 3,8 milhões, foi liberada ontem, com a assinatura do acordo. Até o final deste ano estão previstos mais R$ 1.8 milhões. O restante será liberado em 2011.

                O Muncab ocupará também a antiga sede do Pronto-socorro Municipal de Salvador. Os dois prédios estão sendo restaurados, numa ação que faz parte do processo de revitalização do Centro Histórico. A proposta de construir um museu afrobrasileiro no estado com maior população negra do Brasil foi da Amafro, e já há um planejamento de ações até 2020.

                O museu deve funcionar como um centro de referências e articulação de memórias locais e nacionais. Diversas comunidades do entorno do Muncab já foram consultadas e acordaram por funcionar em rede com o museu, que divulgará as memórias preservadas por elas.

(Marcelo Leal, Comunicação Social/MinC)

(Roberto Abreu, Comunicação Social/MinC


MODA

Colegiado setorial avança na construção de plano cultural da moda

 

                Reunidos em Brasília no dia 23 de novembro, os 15 representantes da moda no Conselho Nacional de Política Cultural aprofundaram o conteúdo do plano cultural para o setor, que deve ficar pronto em 2011. O documento vai compor o Plano Nacional de Cultura, com o intuito de desenhar o planejamento para a cultura nos próximos dez anos.

                As diretrizes do documento foram definidas no I Seminário da Cultura na Moda, realizado em Salvador entre 27 e 29 de setembro. Depois disso, um grupo – escolhido no próprio evento – ficou responsável por fazer a formatação técnica do conteúdo.

                Durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Políticas Culturais, foram apontados quatro eixos orientadores para o documento: Cultura, Memória e Criação; Estado, Instituições e Redes; Formação, Educação e Pesquisa; e Financiamento, e Economia da Cultura. A partir dessas quatro grandes áreas serão definidas as diretrizes executivas e ações do Ministério da Cultura para o segmento.

                Depois que a moda passou a ser compreendida pelo Ministério da Cultura como uma linguagem artística, o setor ganhou um assento no Conselho Nacional de Política Cultural. Os nomes do titular e do suplente foram definidos no mesmo encontro que debateu o plano cultural. O estilista Ronaldo Fraga (titular) e o empresário Paulo Borges (suplente) assumem a cadeira para o biênio 2010/2011.

(Ismália Afonso, SPC/MinC)

 


PONTO DE CULTURA

Ponto de Cultura Parque Escola Cariúnas

 

O Ponto de Cultura Parque Escola Cariúnas apresenta dois musicais nos dia 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro :

A Zoropéia

O livro “A Zeropéia” foi escrito para as crianças pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e lançado em 1999. A cantora Regina Souza teve a idéia de transformar o texto em um CD. Além de uma linda história que ensina as crianças e serem elas mesmas, com suas próprias idéias na cabeça, o musical reúne músicas originais, compostas especialmente para o trabalho.

O Cariúnas adaptou o musical aos seus artistas e se apresenta, nos dias 04/12 às 18 horas e 05/12 às 11 horas.

Colcha de Retalhos

Memórias de uma avó, tiradas de uma colcha de retalhos em um diálogo com seu netinho. Cada quadradinho da colcha remete a avó a uma época da sua vida e assim, o neto é presenteado com uma linda história de amor, tecida com afeto, que é a histórias de sua família.

O Cariúnas apresenta o musical nos dias 27/11 às 18 horas e dia 28/11 às 11 horas.

Informações: 31-3494.3085

 


PROGRAMAÇÃO CULTURAL


AUDIOVISUAL                

Tempo de Curtas em Belo Horizonte

 

                Entre 30 de novembro e 7 de dezembro a capital mineira recebe um dos mais importantes eventos na área das artes visuais no Brasil: 12º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. O Cine Humberto Mauro e a Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, e o espaço CentoeQuatro serão palco de diversas atividades, como cursos, mostras especiais e competitivas, além de eventos paralelos, que formam a programação do Festival. O evento consolidou-se como uma das mais importantes alternativas de estímulo à criação, discussão, exibição e circulação das produções de curtas metragens no País.

                As exibições do festival têm entrada gratuita e os ingressos são distribuídos 15 minutos antes das sessões, nas bilheterias de cada local.

 

Data: 30 de novembro a 7 de dezembro

Local: Palácio das Artes (Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias) e Espaço CentoeQuatro

Programação Completa: www.festcurtasbh.com.br

Informações: 31 – 3236-7400 / www.fcs.mg.gov.b

 

Festival Nacional de Cinema e Video em Mariana

 

                Nesta semana acontece o lançamento de uma nova proposta cultural em Mariana: o Cine Festival Inconfidentes – Festival Nacional de Cinema e Vídeo. O projeto é uma realização do ICSA/UFOP, através da PROEX, com o apoio do SESI/FEMIG e visa fomentar a divulgação de produtos culturais brasileiros, a troca de experiências e conceitos, compreendendo temas artísticos livres e de produção audiovisual.

                O Festival será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro e a sua programação contempla oito sessões de filmes (adultos e infanto-juvenis), três palestras seguidas de debates, oito oficinas, além de apresentações artísticas, cortejo cultural e caminhada ecológica.

                A programação completa pode ser conferida no site: www.festivalinconfidentes.ufop.br

 

 

Audiovisual das Américas, Diversidade Cultural e Mídia Digital

 

                O festival internacional IMAGEM DOS POVOS realizará mais uma ação para aproximar o público das produções audiovisuais das Américas e África, entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro. Durante esse período e pela primeira vez no país, um Festival disponibilizará, durante 14 dias para escolas, associações comunitárias e organizações culturais o acesso via internet ao repertório de filmes africanos, caribenhos e afro americanos. A iniciativa do festival faz parte também das atividades comemorativas do mês da consciência negra.

                O modelo proposto pelo Imagem dos Povos segue a linha adotada pelos festivais Sudance e Tribeca, ambos dos Estados Unidos, que realizaram bem-sucedidas experiências no ramo. O objetivo é disponibilizar dos 19 filmes que foram exibidos durante a programação do festival, oferecendo mais uma oportunidade àqueles que não tiveram chance de comparecer ao Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 23 de setembro, quando foram realizadas as exibições do Imagem dos Povos.

Como acessar

                O repertório de filmes estará disponível no site www.imagedosmdospovostv.com e serão exibidos por streaming. A escola, organização ou associação interessada em acessar os filmes deve solicitar a inscrição através do e-mail iptv@imagemdospovos.com.br. Esta mensagem será respondida com uma senha de acesso que terá a validade de 24 horas a partir do primeiro acesso. Cada senha dará direito a acesso a apenas um filme por vez, no entanto, uma mesma instituição pode solicitar acesso a filmes diferentes durante o período de exibição via internet.

                Os filmes poderão ser assistidos diretamente na tela do computador ou conectados em projetores ou aparelhos de televisão. No entanto, é necessário estar conectado pela internet durante todo o tempo da projeção. Caso seja necessário, no espaço de 24 horas, a sessão poderá ser interrompida e reiniciada.

                A sinopse completa dos filmes disponíveis em cada bloco está disponível no endereço: www.imagedosmdospovostv.com.

 


MÚSICA

Seminário “Vertentes da viola no Brasil: tradição e inovação”

 

                O Seminário “Vertentes da viola no Brasil: tradição e inovação” é uma das ações do projeto Voa Viola e irá acontecer nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. O encontro acontecerá no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, e os três dias serão repletos de música, debates e muita prosa.

                O Seminário contará com 4 mesas temáticas, onde os participantes poderão encontrar mestres tradicionais, violeiros pesquisadores, antropólogos, profissionais de mídia, entre outros, para debater temas atuais da viola.

                O Seminário também será uma oportunidade para a Rede Voa Viola poder se encontrar pessoalmente e ampliar as discussões dos fóruns, além de aprofundar os laços de amizade. A confraternização é um aspecto importante desse projeto, então teremos duas noites de Palco Aberto, em que serão feitas rodas de viola com os violeiros presentes. O Voa Viola disponibilizará um Espaço da Viola, aberto aos luthiers e violeiros para divulgação de seus trabalhos, e promoverá um momento descontraído de trocas de causos e músicas, conduzido pelo mestre de cerimônia Josino Medina.

                Para se inscrever, é necessário preencher o Formulário de Inscrição online aqui. O SESC Venda Nova conta com a disponibilidade de hospedagem em quartos duplos ou triplos e isso poderá ser requisitado no momento da inscrição pela taxa descrita no Formulário.

                Não será cobrada taxa de inscrição para facilitar o acesso de todos os violeiros do país. Os participantes inscritos receberão certificado. No dia 1º, à noite, ocorrerá saída para o teatro para o show do Voa Viola, no Palácio das Artes.

Confira a programação do seminário.

 


TEATRO

Cia Italiana de Teatro apresenta o espetáculo em 5 cidades brasileiras

 

                A Accademia della Follia é um projeto teatral e cultural, formado por atores em risco. A companhia foi fundada por Claudio Misculin: artista, ator e diretor teatral, trinta anos atrás, no antigo hospital psiquiátrico de Trieste, durante o período em que Franco Basaglia abriu as portas do manicômio para o mundo.

                EXTRAVAGÂNCIA: Inédito no Brasil, o espetáculo foca o tema das relações humanas com e entre portadores de sofrimento mental e será interpretado em português pelos atores realmente “loucos” da Accademia della Follia.

                Liderados pelo diretor/ator Claudio Misculin, os loucos-atores, com extravagância, voltam o olhar para o Brasil: um país ligado a eventos históricos que levaram a Itália a declarar a Lei 180 que, em 1978, possibilitou o fechamento de hospitais psiquiátricos. Naquele ano, o psiquiatra Franco Basaglia, pai fundador da legislação revolucionária, veio ao Brasil para discutir a reforma com psiquiatras, profissionais e personalidades internacionais, provocando a sociedade brasileira a debater sobre essa questão. A turnê 2010 é a primeira etapa de um projeto que pretende abrir uma "ponte cultural" entre duas realidades, a italiana e a brasileira, através da experiência teatral e da realização de intercâmbios entre profissionais.

 

27/11 BELO HORIZONTE  16h Teatro do Colégio Arnaldo - Rua dos Timbiras, 560 - Funcionários

01/12 SALVADOR  17h e 20h Teatro SESC, Pelourinho, Praça José de Alencar, 19 - Centro Histórico

07/12 FORTALEZA  16h Teatro Via Sul - Av. Washington Soares, 4335

09/12 QUINXADÁ ( Ceará)  19h Ginásio Gonzaga Motta , Planalto Universitário S/N

Informações completas no site:  www.ponteentreculturas.com.br

 

Dom João e a Invenção do Brasil

 

                A Catibrum Teatro de Bonecos apresenta neste domingo, dia 28 de novembro, às 16h, o espetáculo “Dom João e a Invenção do Brasil”, na Praça Floriano Peixoto.  Com bonecos gigantes e técnica inovadora de manipulação de títeres, a montagem  conta a aventura da Corte Portuguesa quando precisou se refugiar no Brasil.

 

Data: Domingo, 28 de novembro

Local: Praça Floriano Peixoto – Bairro Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG

Hora: 16h

Contato: Lelo Silva: 8652-8166 / 3411-2103

 

Projeto Mambembe Moderno abre inscrições gratuitas para oficina em Montes Claros

 

                Depois do sucesso nas cidades de Uberlândia e Juiz de Fora, chegou a vez da comunidade de Montes Claros receber a oficina itinerante do Projeto Mambembe Moderno. Estão abertas, até o dia 27 de novembro, as inscrições para a Oficina de Criação e Construção de Bonecos de Garrafa PET para teatro e artesanal para venda e Interpretação Teatral com Bonecos, do marionetista Catin Nardi. A oficina é destinada para o público a partir de 18 anos: artesãos, arte-educadores, associações comunitárias, pessoas com conhecimentos básicos de teatro e trabalhos manuais, alunos e profissionais de artes cênicas e plásticas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura de Montes Claros (Praça Dr. Chaves, nº 32), das 7h às 18h, ou pelo e-mail cianavegante@globo.com.

                A oficina itinerante faz parte do Projeto Mambembe Moderno, da Cia Navegante Teatro de Marionetes, e será ministrada de 27 de novembro a 5 de dezembro, no Espaço Cultural Arte e Ofício (Av. Deputado Esteves Rodrigues, nº 22, Centro, em Montes Claros).

                No dia 5 de dezembro acontece a Mostra Resultado com os alunos da Oficina. Será encenada uma peça no Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez (Av. João Chaves, 438, São Luiz), às 18h e a entrada é franca.

                Acompanhe as notícias do Projeto Mambembe Moderno no blog http://mambembemoderno.blogspot.com. Mais informações sobre as inscrições pelos telefones (38) 3229-3456 ou 3229-3458 ou (31)3557-3927.

 

Apareceu a Margarida em cartaz no Teatro de Assembléia em Belo Horizonte

 

               Apareceu a Margarida, trata-se de um texto teatral do dramaturgo, escritor, diretor, cineasta e tradutor Roberto Athayde, escrita em 1971, quando ele contava com apenas 21 anos de idade. O texto é uma dos mais montados no Brasil, bem como em outros países, já tendo sido encenado em mais de trinta países, contabilizando cerca de trezentas montagens pelo mundo.

                Apareceu a Margarida é o segundo trabalho da Flores de Jorge Cia Cênica, criada em 2006, e o primeiro trabalho solo da atriz Michelle Ferreira e possibilitou ao ator Camilo Lélis assinar a sua primeira direção profissional.

                A peça está em cartaz no Teatro da Assembleia (rua Rodrigues Caldas, 30, santo Agostinho - BH - MG) aos sábados às 21h e aos domingos às 19h.

Informações: (31) 9117 5770

www.floresdejorge.blogspot.com

 

Grupo MECA encena Luiz Vilela em Noite Feliz

 

                O grupo MECA, de Ituiutaba irá estrear dias 3,4 e 5 de Dezembro, uma peça teatral baseada na obra do consagrado escritor Luiz Vilela, o qual,  assim como o MECA, também é de Ituiutaba. O trabalho foi dirigido por Júlio Maciel, ator e diretor do Grupo Galpão.O Teatro Vianinha,que completa 30 anos de sua fundação,  irá sediar a estréia do espetáculo.

TEATRO VIANINHA ( ITUIUTABA, MG), 21 H

 


EXPOSIÇÃO

Gambiólogos - exposição coletiva aberta ao público no Espaço CentoeQuatro!

 

                GAMBIÓLOGOS é uma exposição coletiva em Belo Horizonte com a participação de artistas do Brasil e exterior, com curadoria de Fred Paulino.

                A exposição apresenta uma seleção de obras que articulam os conceitos da GAMBIOLOGIA: objetos físicos e sistemas digitais experimentais que relacionam, de formas diversas, a ideia de “gambiarra tecnológica”. Esses trabalhos são geralmente produzidos a partir da adaptação e reinvenção de materiais reciclados, aliados a tecnologias eletrônicas com maior ou menor grau de sofisticação, de forma criativa.

                As obras experimentam formalmente com objetos do cotidiano, apoiados sobre um suporte técnico eletrônico-digital. Dessa forma, articulam e intercruzam temas como: a computação física; a adaptação de materiais reciclados e da tecnologia em desuso; a utilização de eletrônica de baixo nível no lugar de alta tecnologia; e o deslocamento industrial, utilizando aparelhos para finalidades distintas às quais foram inicialmente programados.

De 19/nov a 15/dez 2010, terça a domingo • 14h às 21h • Entrada franca

Espaço Centoequatro: Praça Ruy Barbosa 104 (Praça da Estação) • Centro • Belo Horizonte MG Brasil

Informações: +55 (31) 8643 8662

 

Coleção de desenhos de Guignard está exposta na Pequena Galeria de Arte do Teatro da Cidade

                Dezesseis desenhos de Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), feitos entre o final dos anos 1950 e o início da década de 1960, compõem a exposição na Pequena Galeria de Arte do Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1.341, Centro). Informações: (31) 3273-1050. Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 19h. Até 3 de dezembro.

 

Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte

 

                Está acontecendo em Belo Horizonte, no Expominas (Avenida Amazonas 6.030 – Gameleira), a 21ª edição da FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO. Aproximadamente 8.000 expositores apresentam seus produtos para compradores de todo país e cerca de 150 compradores internacionais vindos principalmente dos Estados Unidos e da Europa.

A feira acontece entre os dias 23 e 28 de novembro. Outras informações no site http://www.feiranacionaldeartesanato.com.br

 


CENTRO CULTURAL

Espaço Cultural Casa de Candongas - programação de dezembro

 

                No mês de dezembro, o Espaço Cultural Casa de Candongas continuará com uma programação diversificada de oficinas artísticas, além de desenvolver atividades na sua biblioteca comunitária, a Candongoteca. O espaço fica na Avenida Cachoeirinha, 2221, Bairro: Cachoeirinha. Confira a programação:

Toda terça-feira:

Momento Literário e Arte para Crianças - 9h30

Toda quarta-feira:

Curso Artesanato para Adultos - 15h30

Coral Popular para Adultos - 9h

Curso de Iniciação à Flauta Doce - 16h

Toda quinta-feira:

Oficina de Dança Circular - 9h

Toda sexta-feira

Momento de Leitura em Família - 17h30

 

MAIS INFORMAÇÕES

Assessoria de Comunicação e Imprensa: Beatriz França

Telefones: (31) 3444 1964 / (31) 9733 3127

Email: beatrizcandongas@gmail.com

 

KIZOMBA: A Festa do Povo Negro

 

                Em parceria com o Centro Cultural Vila Santa Rita, a FICA-BH fará uma roda (aberta) no dia 27, sábado, a partir das 15h, dentro do evento "KIZOMBA: A FESTA DO POVO NEGRO". O evento no Centro Cultural terá ainda uma oficina com o Contramestre Rogério Teber, às 10h e uma palestra com o Mestre Cobra Mansa, às 13h, além de diversas apresentações artísticas em homenagem ao mês da consciência negra. Todas as atividades deste evento no CCVSR serão gratuitas.

CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA

Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita, BH - MG. Tel (31) 3277-1519, ccvsr.fmc@pbh.gov.br

Horário: terça a sexta, das 9h às 17h - Sábado, das 9h às 12h, ônibus:309A

 


PALESTRA

Palestra Leitura e Cinema com Nisio Teixeira na Biblioteca Pública Estadual

 

                Com o objetivo de incentivar a leitura e mostrar como várias linguagens dialogam no espaço da biblioteca, a Superintendência de Bibliotecas Públicas, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura promove o projeto “Encontros com a Leitura”.

                Os encontros acontecem uma vez ao ano e incluem de quatro palestras que abordam temas como a leitura, o livro e a biblioteca. Este ano, o tema principal é a leitura e como ela pode se juntar à fotografia, à internet, à música e ao cinema. No dia 01 de dezembro, às 19h: Leitura e Cinema, com Nísio Teixeira.

Teatro josé Aparecido de Oliveira - Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Praça da Liberdade 21, Funcionários, Belo Horizonte - MG

Informações pelo: dail.sub@cultura.mg.gov.br ou 31 3269.1219

 


LANÇAMENTO

Livro e DVD “Crônicas Animadas Edição 2010” serão lançados em Uberlândia

 

                O livro e o dvd Crônicas Animadas estão prontos e serão lançados no próximo domingo (28), no Cinemais Center Shopping. Ao todo, são 32 histórias escritas e animadas por alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino.

                Crônicas Animadas surgiu em 2006 e está, agora, em sua terceira edição, atingindo a marca de 300 alunos atendidos. Os participantes frequentam oficinas de literatura, desenho, interpretação de voz, gravações de áudio e animação digital.

                O cartunista, Fernando Duarte, instrutor da oficina de animação, que acompanha de perto o trabalho, conta que o que lhe chama mais a atenção é o fato do Projeto trabalhar com crianças que têm pouco acesso às formas de expressão. Outro aspecto relevante para Fernando é o fato de todo esse envolvimento acabar contribuindo para a elevação do desempenho escolar do aluno.

                No próximo domingo (28), haverá duas sessões de cinema para exibição das crônicas animadas, ambas abertas ao público. 1ª sessão: 8h30 / 2ª sessão: 9h30.

Para saber mais: www.cronicasanimadas.com.br ou (34) 3235-7826 / 8885-5084

 


EDITAIS E PREMIAÇÕES


NOVOS EDITAIS

 

Programa Cultura Viva - Edital de seleção para Cursos Regulares da Escola de Cinema Darcy Ribeiro 2010/2011

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), por meio do Convênio nº 724542 “Capacitação Audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro”, aprovado no âmbito do Fundo Nacional de Cultura (FNC), em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) e com a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MINC), abre inscrições para a seleção de integrantes da Ação Pontos de Cultura/Programa Cultura Viva de todas as regiões do país.

Os selecionados irão preencher 27 vagas nos Módulos dos Cursos Regulares, com bolsa de estudo integral e ajuda de custo mensal no valor de R$700,00 (setecentos reais), no período do semestre letivo.

Neste edital, são estabelecidas normas relativas ao Processo de Seleção para os Cursos Regulares de Roteiro Cinematográfico, Direção Cinematográfica e Montagem e Edição de Imagem e Som para turmas de 2010 e 2011.

Saiba mais, aqui.

(Comunicação Social/MinC)

 


EDITAIS EM ANDAMENTO

 

EDITAL PROCULTURA PARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE LIVRARIAS

Esse edital foca a seleção de projetos de iniciativas culturais de livrarias de pequeno e médio porte que busquem desenvolver programações culturais voltadas à promoção do livro, leitura e literatura. O objetivo é fortalecer as livrarias e fomentar a sua atuação como mediadoras e promotoras do livro e da leitura através de seminários, colóquios, saraus literários,encontro com autores, rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de produção textual, entre outras dessa natureza.

Confira aqui o edital. 

 

PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO 2010

Esse edital a premiará 197 (cento e noventa e sete) iniciativas de Circo, Dança e Teatro, por meio da destinação de recursos que viabilizem atividades das três áreas citadas, em âmbito nacional. O prêmio contemplará três categorias.

Categoria A – Produção Artística – Estímulo a iniciativas de produção artística nas áreas de circo dança e teatro, que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de platéia.

Categoria B – Programação de Espaços Cênicos – Estimular instituições que administram espaços cênicos, em atividade ou que necessitem de revitalização, ou de espaço públicos abertos que se caracterizam como sedes públicas, no intuito de estimular e reconhecer atividades focadas na programação artística.

Categoria C – Substituição de Lona Circense e/ou Acessórios – Estímulo a ações culturais circenses que, embora sem condições estruturais ideais, estejam mantendo suas atividades. O prêmio é destinado a circos de lona, itinerantes ou fixos, escolas de circo ou projetos que utilizem linguagem circense como instrumento pedagógico para transformação social e construção da cidadania.

Confira a aqui o edital.

 

EDITAL PROCULTURA DE ESTÍMULO ÀS ARTES VISUAIS 2010

O edital visa a premiação de iniciativas na área de artes visuais, em 4 (quatro) categorias, em todo o território nacional.

O resultado esperado com esta ação pública é o reconhecimento e o estímulo às iniciativas que contribuem, de forma exemplar, para a promoção da organização sistêmica do campo das artes visuais e a valorização das linguagens artísticas visuais nacionais, por meio de sua pesquisa, informação, formação, produção e circulação.

Confira aqui o edital.

 

EDITAL PROCULTURA DE APOIO À BANDA DE MÚSICA

Esse edital tem como objetivo premiar conjuntos musicais denominados “Banda de Música”, “Banda Sinfônica”, “Banda de Concerto”, “Banda Musical”, “Banda Filarmônica” ou “Sociedade Musical”, em âmbito nacional, com a finalidade de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, visando a sua sustentabilidade, propiciando a aquisição de instrumentos de sopro e de percussão.

Confira aqui o edital. 

 

Prêmio ProCultura Palcos Musicais Permanentes

O edital do Prêmio ProCultura Palcos Musicais Permanentes prevê investimentos de R$ 1,5 milhão em espaços privados com capacidade para até 600 pessoas e programação artística, em todo o território nacional. Serão selecionados 15 projetos. Cada um vai receber R$ 100 mil.

As inscrições devem ser feitas pelo Salic Web, até 11/12/2010 (acesse o sistema clicando aqui)

Leia o edital

 

Prêmio ProCultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música 2010

O Ministério da Cultura lançou o edital referente ao Prêmio ProCultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música 2010. Serão selecionados 60 projetos, com a finalidade de promover a realização de espetáculos de música popular e/ou erudita, em todo o país. O investimento total é de R% 5,8 milhões, sendo R$ 5,6 milhões para as premiações e R$ 200 mil para os custos operacionais. Os prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 200 mil.

As inscrições devem ser feitas pelo Salic Web, até 11/12/2010 (acesse o sistema clicando aqui)

Leia o edital

 

Fundação Cultural Palmares lança I Edital ProCultura - Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra

O projeto, lançado nesta sexta-feira (12) pelo presidente da FCP/MinC, Zulu Araújo, durante a abertura da Semana da Consciência Negra na Universidade Federal de Roraima, é voltado para pessoas jurídicas, organizações sem fins lucrativos e instituições ligada à educação.

O diferencial do edital é a sua proposta pedagógica, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja contextualizada. Cerca de R$ 6 milhões serão disponibilizados aos dez projetos selecionados para a implantação dos Núcleos de Formação Cultural da Juventude Negra - NUFOC. Duas instituições serão selecionadas em cada uma das cinco regiões brasileiras.

Saiba como se inscrever

 

Edital de Estímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais - Inscrição até 1º de dezembro.

O edital visa fomentar a implementação ou modernização operacional de entidades de gestão coletiva de direitos autorais. Essa ação visa promover redução dos custos operacionais, aumento na arrecadação relativa a direitos autorais e distribuição mais justa e eficaz com um significativo impacto na economia da cultura, em vários segmentos culturais.

Saiba como se inscrever.

 

Edital Cine Ambiente - Inscrições prorrogadas até 26 de novembro

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, e o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, lançaram na terça-feira, 5 de outubro, o Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Micrometragem, do Gênero Animação, com a temática “Consumo Sustentável e Biodiversidade” – Cine Ambiente.

As inscrições ficam abertas até 20 de novembro de 2010. O edital vai apoiar a produção de dez obras cinematográficas, com orçamento individual no valor de até R$ 20 mil cada, com duração de um minuto.

Saiba como se inscrever.

 

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS - Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

A Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais torna pública a abertura do processo de seleção de propostas de exposição de artes visuais para o ano de 2011.

Confira aqui o edital

 

FAOP lança editais do 10º Processo Seletivo da Galeria de Arte Nello Nuno e do Concurso Nacional de Presépios – Edição 2010.

Para mais informações, acesse o edital do 10º Processo Seletivo para a programação anual de Exposições na Galeria de Arte Nello Nuno  - Edição 2010 no site www.faop.mg.gov.br.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 10 e 22 de novembro. As fichas de inscrição estarão disponíveis no site www.faop.mg.gov.br ou na sede da Fundação de Arte de Ouro Preto.

As inscrições para o Concurso Nacional de Presépios – Edição 2010 são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 22 de novembro e 10 de dezembro a partir de fichas de inscrição disponíveis no site www.faop.mg.gov.br, na sede administrativa da FAOP ou nos Núcleos da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade. O download do edital poderá ser feito, também, no site www.faop.mg.gov.br.

Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP localizada à rua Alvarenga, 794, bairro Cabeças -Ouro Preto - MG

Núcleos da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, situados à rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário e à Praça Antônio Dias, 80, bairro Antônio Dias

 

Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados está presente em todas as regiões do Brasil. Apoiado em conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação, o programa considera fundamentais aspectos como a capacidade de geração de novas plateias, de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas. Também são priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais, novas linguagens artísticas e que possibilitem o intercâmbio de ideias e a convergência entre a arte e tecnologia.

Saiba mais

 


EXPEDIENTE

Chefe da RR/MG: Aída Ferrari – aida.ferrari@cultura.gov.br

Editoração: Aída Ferrari e Camilo de Paiva  – divulgacaomg@cultura.gov.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)

Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144

Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h

Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h

Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/

Twitter: http://twitter.com/mincmg

Leia Mais ►