quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Boletim Livro e Leitura nº 226 - 04 a 10/10/2010

 
 
Edição nº 226 - 04 a 10/10/2010

52° Prêmio Jabuti de Literatura anuncia vencedores

Os 20 ganhadores do Prêmio Jabuti 2010 já são conhecidos. O troféu será entregue no dia 4 de novembro na Sala São Paulo quando também serão anunciados os premiados na categoria melhor livro de ficção e não-ficção, considerados os mais importantes e esperados, tanto por decisão das associações envolvidas quanto pelo voto popular que está aberto ao público de 5 a 31 de outubro no site do evento.

Edney Silvstre leva Prêmio Jabuti na categoria Romance

Com a obra Se Eu fechar os olhos agora, Edney Silvestre desbanca os consagrados Chico Buarque e Luis Fernando Veríssimo. O livro conta a história de dois meninos que  vivem em uma pequena cidade da antiga zona do café fluminense e encontram o corpo mutilado de uma mulher às margens de um lago. O livro também foi eleito o melhor romance estreante de 2009 do Prêmio São Paulo de Literatura.

Livro didático

O Ministério da Educação prorrogou para o próximo dia 8 o prazo para a escolha de coleções e livros didáticos de alfabetização e educação de jovens e adultos. Segundo o site do MEC, “a escolha das obras que serão usadas por educadores e estudantes em 2011 deve ser feita pelo coletivo da escola, que compreende professores, alfabetizadores, coordenadores de turmas e gestores do programa Brasil Alfabetizado”.

Mais Livro, Mais Leitura  

O curso online do projeto Mais Livro, Mais Leitura nos estados e municípios já está finalizando o processo de capacitação de gestores municipais para a elaboração de planos locais – tal como o Plano Nacional de Livro e Leitura – de sua primeira turma, além de ter outra em andamento. E a terceira está com as matrículas abertas. Para participar, o secretário de educação e/ou cultura deverá cadastrar o município no Portal Mais Livro Mais Leitura. O curso de capacitação à distância para a elaboração dos planos municipais de livro e leitura tem cinco módulos, com previsão de 10 semanas. E fornece o passo a passo para a elaboração do plano local, contemplando a elaboração do diagnóstico da realidade, a formação do grupo de trabalho, a definição de metas, objetivos e a construção de um plano de trabalho.

Inscrições para IV Concurso Literatura para Todos

Encerram-se no dia 13 de outubro as inscrições para a edição de 2010 do Concurso Literatura para Todos. Promovido pelo Ministério da Educação desde 2006, os prêmios no valor de R$ 10 mil serão entregues a nove escritores sendo duas obras dos gêneros prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto da tradição oral (em prosa ou em verso); e uma obra do perfil biográfico e dramaturgia. Os concorrentes dos países africanos – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – podem escolher uma das cinco modalidades. O concurso já selecionou 30 títulos e, desde 2008, a coleção integra o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) do Ministério da Educação.

15º Fórum Internacional para o Fomento do Livro e da Leitura

Com a participação de intelectuais de diversos países como México, Colômbia, Venezuela, Equador, entre outros, o 15º Fórum Internacional para o Fomento do Livro e da Leitura, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de agosto na Argentina, foi considerado um sucesso pela quantidade de debates, conferências, tertúlias e visitas de autores a escolas que promovem a cultura do livro e da leitura. O Brasil participou do evento apresentando as principais, dentre mais de 900 ações, promovidas pelo PNLL. O evento é um dos destaques do Boletín N°49  da Fundacion Mempo Giardinelli , que traz ainda notícias sobre o programa Abuelas Cuentacuentos e o Seminario de Literatura Argentina.

Descoberto poema inédito de Borges

Jorge Luis Borges (1899 – 1986), escritor argentino, doou cerca de mil livros para a Biblioteca Nacional da Argentina depois de deixar a direção da instituição durante o exílio de Juan Perón. A coleção acabou caindo no esquecimento sem ser catalogada e agora, depois de redescoberta, ganha a atenção de pesquisadores, pois traz esboços de futuras obras do escritor a partir de comentários feitos de próprio punho na margem dos livros. A descoberta mais importante é um poema inédito, manuscrito por Borges sobre um exemplar em alemão do teólogo Christian Walch e datado de 11 de dezembro de 1923.

Nobel de Literatura será anunciado dia 7 de outubro

A Academia Sueca já decidiu o vencedor do Nobel de Literatura 2010 e revelará o nome no dia 7 de outubro. Os 16 membros da Academia ainda não votaram formalmente, mas o secretário permanente, Peter Englund, afirma que já chegaram ao nome do vencedor. Entre os favoritos estão o escritor sueco Tomas Transtormer, o sírio Adonis o polonês Adami Zagajewski eo o sul-coreano Ko Un. O Nobel de 2009 foi atribuído a escritora alemã Herta Müller.

Principal tema da literatura argentina na Feira de Frankfurt é a ‘memória’

Assunto abordado frequentemente na literatura argentina contemporânea, a ‘memória’ está associada com a ditadura militar e será assunto durante a Feira do Livro de Frankfut de 2010 na qual a Argentina é convidada de honra. Realizada desde 1949, a Feira esse ano acontece entre os dias 6 e 10 de outubro e estão previstos diversos eventos como: ciclo de leituras com autores argentinos; oficinas de tradução; ciclo de debates e mesas-redondas; ciclos de cinema; semana de debates sobre a literatura argentina; e noite de gala na Alte Oper.

Favoritos

Rainer Maria von Rilke (1875 – 1926)
“Não há senão um caminho. Procure entrar em si mesmo. Investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma; confesse a si mesmo: morreria, se lhe fosse vedado escrever? Isto acima de tudo: pergunte a si mesmo na hora mais tranqüila de sua noite: "Sou mesmo forçado a escrever?” Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, se puder contestar àquela pergunta severa por um forte e simples "sou", então construa a sua vida de acordo com esta necessidade. Sua vida, até em sua hora mais indiferente e anódina, deverá tornar-se o sinal e o testemunho de tal pressão. Aproxime-se então da natureza. Depois procure, como se fosse o primeiro homem, dizer o que vê, vive, ama e perde. Não escreva poesias de amor. Evite de início as formas usais e demasiado comuns: são essas as mais difíceis, pois precisa-se de uma força grande e amadurecida para se produzir algo de pessoal num domínio em que sobram tradições boas, algumas brilhantes. Eis por que deve fugir dos motivos gerais para aqueles que a sua própria existência cotidiana lhe oferece; relate suas mágoas e seus desejos, seus pensamentos passageiros, sua fé em qualquer beleza — relate tudo isto com íntima e humilde sinceridade. Utilize, para se exprimir, as coisas do seu ambiente, as imagens dos seus sonhos e os objetos de sua lembrança. Se a própria existência cotidiana lhe parecer pobre, não a acuse. Acuse a si mesmo, diga consigo que não é bastante poeta para extrair as suas riquezas. Para o criador, com efeito, não há pobreza nem lugar mesquinho e indiferente.”
Trecho de Cartas a um jovem poeta, de Rilke

Obras

Dicas de leitura

De tarde, de Cesário Verde   
“Mais morta do que viva, a minha companheira
Nem força teve em si para soltar um grito;
E eu, n'esse tempo, um destro e bravo rapazito,
Como um homemzarrão servi-lhe de barreira!
 
Em meio de arvoredo, azenhas e ruinas,
Pulavam para a fonte as bezerrinhas brancas;
E, têtas a abanar, as mães de largas ancas,
Desciam mais atraz, malhadas e turinas.
 
Do seio do logar – casitas com postigos – 
Vem-nos o leite. Mas baptisam-n'o primeiro.
Leva-o, de madrugada, em bilhas, o leiteiro,
Cujo pregão vos tira ao vosso somno, amigos!
 
Nós davamos, os dois, um giro pelo valle:
Varzeas, povoações, pégos, silencios vastos!
E os fartos animaes, ao recolher dos pastos,
Roçavam pelo teu «costume de percale».
 
Já não receias tu essa vaquita preta,
Que eu segurei, prendi por um chavelhoe? Juro
Que estavas a tremer, cosida com o muro,
Hombros em pé, medrosa, e fina, de luneta!”
Leia outras poesias de Cesário Verde 

O Lobisomem, de Raymundo Magalhães
“A primeira bodega que se abria, na feira do Jacaré, era a de seu Bento. Logo muito cedo, mal o dia começava a raiar, ele saía de casa, embrulhado num cobertor de lã, por causa do frio cortante, escancarava as duas portas da frente, ia à ancoreta de cachaça pousada em cima do balcão, tomava um tronco, para esquentar o corpo e ficava, por algum tempo, passeando dentro do quarto, à espera dos primeiros fregueses. Estes não demoravam a chegar. Eram, de ordinário, os mesmos: seu Valdevino, marchante, dono do açougue vizinho, conversador inesgotável e cacete, depois da terceira golada; o capitão Mosqueiro, espírito alegre e vivo, grande contador de anedotas picantes, que, apesar de muito repetidas, arrancavam formidáveis gargalhadas; seu Doca, o mais moço de todos, prosador e poeta, que assombrava a terra com os seus violentos artigos políticos nos jornais da capital e já era uma celebridade consagrada pelo Almanaque de Lembranças... Tivera estudos. Toda a gente o considerava um moço preparado. Fazia graça de um grosseiro materialismo e, de vez em quando, atracava-se em polêmica com o vigário da freguesia, um santo homem, que tomava a peito converter o herege... Só mais tarde chegavam o Baé, o Januário, o Zé Preto, o velho Macedo, o Caboquim, e outros negociantes das imediações, que formavam uma grande roda, aplicada, toda a manhã, até à hora do almoço, a beber copinhos de cachaça e a falar da vida alheia...”
Leia o texto na íntegra

Cursos e Palestras

A arte de contar histórias
PUC - SP
Quando: 7 de outubro
Conteúdo: despertar em professores, mediadores de leitura e agentes comunitários, entre outros, a importância e a riqueza da experiência de ouvir e contar histórias. Durante a atividade serão abordados os diversos estilos dos contos populares (lendas, fábulas, contos de fadas) e trabalhados os recursos já disponíveis para contá-los e outros que poderão ser desenvolvidos pelo grupo. 
Docente: Ana Luisa Lacombe
Local: Rua Monte Alegre, 984, Perdizes - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3670-8196

De Antígona a Lolita
Casa do Saber
Quando: Início em 4 de novembro
Conteúdo: “O que quer a mulher?”, perguntou Freud depois de especular durante anos sobre a alma feminina. Também na literatura não foram poucos os que se debruçaram sobre o tema. Este curso apresenta algumas das faces mais interessantes que a mulher já assumiu em obras literárias ao longo dos tempos, num percurso permeado por revelações, mistérios e uma interrogação: em que medida essas mulheres ajudam a encontrar a pedra filosofal da questão feminina? Em que medida elas não mostram mais uma vez que a verdadeira Filosofia se encontra numa grande pergunta e não em pequenas respostas? São questões que interessarão mesmo àqueles que não estão familiarizados com as personagens e as obras analisadas.
Docente: Marcelo Backes 
Local : Av. Epitácio Pessoa, 1164, Lagoa - Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2227-2237


Oficina de Poesia Erótica
Estação das Letras
Quando: 19 de outubro a 14 de dezembro
Conteúdo: A proposta do curso é observar a emergência do erótico na poesia, suas manifestações e significados. Serão abordados temas como o significado do erotismo na literatura; a Priapéia greco-romana; a poesia nos jardins de Vênus; erotismo e modernidade. Análise da obra de Gregório de Mattos, Bernardo Guimarães, Verlaine, Baudelaire e Manuel Bandeira. 
Docente: Oswaldo Martins
Local : Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107, Flamengo - Rio de Janeiro (RJ) 
Telefone: (21) 3237-3947

Agenda

9ª Feira Nacional do Livro da Baixada Santista (SP)
1° a 12 de outubro
Mais informações

26ª Feira do Livro de Caxias do Sul (RS)
1º a 17 de outubro
Mais informações

Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
6 a 10 de outubro
Mais informações

Salão do Livro de Presidente Prudente (SP)
15 a 24 de outubro
Mais informações

8°Congresso Iberamericano de Editores (Chile)
27 a 29 de outubro
Mais informações

56ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS)
29 de outubro a 15 de novembro
Mais informações

Fórum das Letras (MG)
10 a 15 de novembro
Mais informações

 
1º Salão Internacional do Livro da Paraíba (PB)
20 a 28 de novembro
Mais informações
 
Feira do Livro de Guadalajara (México)
27 de novembro a 5 de dezembro
Mais informações

Prêmios e Concursos

IV Concurso Literatura para Todos
Prazo de inscrição: 13 de outubro de 2010
Mais informações

7º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 
Prazo de inscrição: 30 de dezembro de 2010
Mais informações

Você está recebendo este Boletim por estar cadastrado em nossa lista. A reprodução destas informações não implica custo. Caso não queira mais receber estes e-mails, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Postar um comentário